Atenção aos golpes contra aposentados e pensionistas
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do INSS enfrentam um cenário de vulnerabilidade, já que o vazamento de seus dados facilita a ação de golpistas. A diversidade de golpes é grande e merece atenção. Por isso, listamos os principais praticados e trazemos dicas importantes para se proteger das fraudes.
Pessoas dizendo serem funcionários do INSS, informando que você tem valores a serem restituídos ou pedindo seus documentos para fazer ação na justiça contra a COBAP.
Observação: A COBAP é a nossa Confederação, portanto, se você autorizou o desconto em folha, que é de 1% do valor do seu benefício, está tudo certo. Porém, qualquer outro desconto com valor maior, ou de outra entidade que você não autorizou, é fraude!
- Golpes com falsos benefícios
Oferecem reduzir os valores das mensalidades que o aposentado paga por empréstimo, prometendo aumento na aposentadoria. Utilizando os dados que enganosamente o segurado passa, levantam dinheiro e transferem para a conta do falso agente e o aposentado fica com mais uma dívida. Após o depósito, desaparecem sem cumprir a promessa.
- Seguro contratado sem consentimento
Golpistas usam seus dados vazados para contratar seguros sem que você saiba. Em muitos casos, os aposentados só descobrem o golpe quando verificam com atenção os extratos da conta bancária.
- Empréstimos consignados oferecidos por telefone
Aposentados recebem ligações insistentes oferecendo crédito consignado e ou cartão do aposentado, que na verdade, se trata de crédito no cartão, que na maioria das vezes o aposentado nunca recebe. Essas modalidades são chamadas de RMC (Reserva Mensal Consignado) ou CC (Cartão Consignado), submetendo os
idosos a eternas dívidas. O INSS registra milhares de queixas desse tipo de abordagem.
Os estelionatários dizem à vítima que o benefício foi bloqueado por problemas cadastrais e solicitam o pagamento de um valor para reativação do benefício.
Com seus dados, criminosos abrem contas bancárias, solicitam cartões de crédito e fazem transações fraudulentas, gerando dor de cabeça e muitos prejuízos financeiros.
Confira dicas importantes para se proteger das fraudes:
- Nunca compartilhe dados pessoais, como senhas e documentos por telefone, pela Internet ou com pessoas estranhas;
- Desconfie de ofertas de empréstimos ou seguros muito vantajosas;
- Não faça nenhuma transação por telefone, sem antes falar com alguém da família ou uma pessoa de confiança;
- Para pedir análises de seu benefício, consulte um advogado de sua confiança ou a assessoria jurídica da AAPMR;
- Não anotar senhas e informações pessoais no celular;
- Use cartão virtual para compras online;
- Não clicar em links contidos em e-mails suspeitos;
- Monitorar regularmente as suas contas bancárias, cartões de crédito e outras transações financeiras;
- Denuncie tentativas de golpe ao Procon e à Polícia.
Na dúvida não faça nenhuma transferência bancária ou pix, sem antes falar com o banco ou pessoa de sua confiança.
Informe-se e busque ajuda na Associação dos Aposentados, que oferece plantão jurídico e orientação por meio das suas funcionárias.
Desconto da mensalidade associativa da AAPMR aparece em nome da COBAP
Para os associados que pagam a mensalidade por meio do desconto no holerite do INSS, a descrição do valor aparece como COBAP, que é a nossa Confederação e quem assinou o convênio com o INSS.
O percentual de desconto é de 1% do valor do seu benefício. Qualquer outro desconto associativo com valor maior não é da AAPMR.
Para que todos entendam, a nossa Associação tem atuação no âmbito municipal e regional. A FAPESP é a Federação estadual e a COBAP tem atuação nacional. É a mensalidade dos associados que ajuda a manter essas entidades que trabalham em prol dos aposentados, pensionistas e idosos, promovendo a defesa dos seus direitos e lutando por novas conquistas.
Nossos associados têm direito a assessoria jurídica na sede da AAPMR, com advogados especializados para orientar e auxiliar em diversas áreas do direito, em especial o setor previdenciário.
Atendimento: quinta-feira, das 8h às 17h
Agendamento pelos telefones: 3394-1344 e 99750-3302 (WhatsApp)